5 Curiosidades sobre répteis

5 Curiosidades sobre répteis

repteis

Na natureza existem quatro grupos de répteis. São eles: Testudinata (tartarugas), Squamata (serpentes e lagartos), Rhynchocephalia (tuatara) e Crocodilia (crocodilos e jacarés). A principal diferença entre eles e os anfíbios e os peixes é o fato de serem basicamente animais terrestres. Já os mamíferos e as aves evoluíram a partir dos répteis.

A Luciana Santos, médica-veterinária especialista em animais exóticos do Hospital Veterinário Santa Inês, revela algumas curiosidades e mitos desse grupo.

1. Sangue frio

Uma característica típica desses seres vivos é o fato de sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece. Isso acontece porque eles são seres ectotérmicos, que não controlam a própria temperatura.

2. Nem todos os répteis põem ovos com casca

Existem répteis ovíparos, que põem ovos, e alguns vivíparos, que já nascem formados, como algumas serpentes marinhas e jararacas.

3. Muitos répteis rastejam ao andar, mesmo aqueles que possuem quatro patas

Verdade. Existem aqueles que utilizam toda a musculatura, inclusive do tórax e do abdômen, para caminhar.

4. Alguns répteis “soltam a sua cauda” como instinto de defesa

Verdade. Iguanas e camaleões possuem quatro patas com unhas, além da cauda. Alguns são capazes de soltar um pedaço cauda quando se sentem ameaçados. Esse fenômeno é chamado caudectomia de forma espontânea, situação que acontece sob estresse ou durante uma contenção.

5. Como diferenciar se uma serpente é venenosa ou não

Não existem características externas fiéis para distinção entre uma ou outra. A única maneira de se ter certeza que uma cobra é venenosa é examinando o tipo de dentição. Porém, sabe-se que toda cobra que tem fosseta loreal, pequenas cavidades entre os olhos e as narinas, é peçonhenta. Mas fique atento: o fato de não ter a fosseta loreal não quer dizer que a cobra não seja perigosa ou venenosa.