Cães de guarda fizeram zerar furtos em cemitério - Hospital Veterinário Santa Inês

NOTÍCIAS

Cães de guarda fizeram zerar furtos em cemitério

Projeto-piloto no Consolação será levado a outros cemitérios de São Paulo.

Seis cães de guarda fizeram zerar o número de furtos no cemitério da Consolação neste ano. O projeto-piloto adotado pelo Serviço Funerário Municipal incluiu ainda a instalação de câmeras de monitoramento no local para facilitar a vigilância.

Os cães – cinco da raça rotweiller e um da raça fila – ficam em um canil montado pela empresa responsável pelo teste. De acordo com o Serviço Funerário, após às 18h, os animais são colocados em pontos estratégicos do cemitério, presos a um cabo de aço que lhes permite andar por um determinado espaço.

Com o sucesso, a autarquia pretende agora estender o projeto a outros cemitérios municipais com maior vulnerabilidade, como Araçá e São Paulo, na zona oeste, e o Quarta Parada, na zona leste.

Em 2014,  houve 410 peças furtadas do cemitério da Consolação, 213 vasos, 158 portões e 39 ornamentos. As diversas peças feitas em bronze que enfeitam os túmulos atraem os ladrões.

O Serviço Funerário não informou o total oficial deste ano. Segundo o órgão, no ano passado os demais cemitérios municipais tiveram 130 furtos. Além do Araçá, estão incluídos nesse total o São Paulo, o Quarta Parada, o Santo Amaro e o Vila Mariana.

Segundo a autarquia, para levar o projeto aos outros cemitérios ainda será necessário fazer uma licitação para contratar a empresa que prestará o serviço.


(Foto: Amauri Nehn/Brazil Photo Press/Folhapress)

Fonte: http://noticias.band.uol.com.br/