Castração só traz benefícios para seu animal de estimação

Castração só traz benefícios para seu animal de estimação

Há um tabu muito grande entre tutores sobre o assunto castração: o medo de interferir na vida sexual do animal de estimação, deixando-o triste, desanimado ou deprimido. Tudo não passa de mito. Tanto cachorros quanto gatos viverão muito bem passando pelo processo, mantendo normalmente a qualidade de vida. Na verdade, são vários os benefícios da castração, sobretudo para a saúde do pet, que ficará protegido de uma série de doenças.

Nenhum tutor gosta de ver seu animal sofrendo. Na verdade, pregamos por sua integridade física e mental. Com o procedimento cirúrgico, evitaremos males que afligem os nossos amigos de pêlo e podem levá-los a óbito: o câncer de mama nas fêmeas e de testículo nos machos, que podem ser fatais. Nas cadelas, a eficácia é de até 60%, com 99% delas não sendo atingida pela doença caso a castração seja antes do primeiro cio (até o quarto mês de vida). Ainda se previne a piometra (infecção de útero).

“Quando castramos nossos pets precocemente, diminuímos o risco de desenvolvimento de tumor de mama e infecções de útero nas cadelas, e hiperplasia prostática benigna nos cães machos, doenças muito observadas na rotina clínica de pets mais idosos não castrados”, observa a médica-veterinária Karen Bluwol, endocrinologista e coordenadora do Hospital Veterinário Santa Inês. 

O processo cirúrgico é bastante seguro e os médicos-veterinários recomendam que seja realizado ainda nos primeiros 18 meses de vida do animal ou a critério do médico veterinário. Engana-se quem acha que será algo doloroso para o pet. O procedimento é bastante simples e rápido. E não é necessário que seu pet já tenha tido filhotes ao menos uma vez antes de passar pela castração, mais um dos mitos sobre o assunto.

O Santa Inês realiza com segurança o processo de castração de seu animal de estimação. Procure o hospital, receba todas as orientações de seu veterinário e marque o procedimento. Seu bichinho vai agradecer.

“As fêmeas não castradas tem alto risco de desenvolverem diabetes mellitus devido à alta produção de progesterona e sua interferência com a ação da insulina”, enfatiza a doutora Karen Bluwol.

Os veterinários tratam a castração como uma prova de amor ao pet. Ao realizar o procedimento, diminuímos o risco de diversas doenças ao longo da vida.

Pelo lado social, castrar seu pet é uma enorme colaboração para o impedimento das gestações indesejadas. Seriam menos animais abandonados nas ruas, sem um lar e sob risco de frequente maus tratos.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO:

1º – reduz o risco do câncer dos órgãos genitais.
2º – O procedimento diminui o estado de excitação 
3º – Põe fim aos latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por causa do cio.
4º – Reduz drasticamente o risco de doenças, como câncer de mama, útero, próstata e testículos.
5º – Elimina a gravidez psicológica.
6º – Diminui as fugas, sob risco de atropelamento e maus tratos, e as brigas com cães de rua.
7º – Acaba com a perda de sangue no período de cio.
8º – Diminui o hábito do cão urinar em paredes e móveis da casa para demarcar território.

 HOSPITAL VETERINÁRIO SANTA INÊS

Avenida Santa Inês, 1357
Fones: (11) 2265-6911 | (11) 94507-3240 | (11) 94507-2974

Av. Leôncio de Magalhães, 745, Jd. São Paulo
Fones: (11) 2985-8606