Cataratas em cães e gatos

Home / BLOG / Cataratas em cães e gatos
Cataratas em cães e gatos

catarata

O termo catarata é utilizado na oftalmologia para indicar opacidade no cristalino, isto é, na lente que se encontra atrás da íris, dentro do olho. Essa opacidade não permite que os raios luminosos incidam sobre a retina, impedindo, assim, a formação das imagens – cegueira.

As causas de catarata nos cães e gatos são várias. Dentre elas podemos citar as de origem genética/ hereditária, congênitas, secundárias a processos inflamatórios intraoculares, a traumas na lente, a diabetes mellitus, entre outras causas metabólicas e tóxicas menos frequentes. Há também a catarata senil.

A lista de raças de cães que apresentam predisposição genética para o aparecimento da catarata é extensa, mas podemos citar algumas mais comuns em nosso cotidiano, tais como Poodle, Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Bulldog, Lhasa Apso, Shih Tzu, Boxer, Rottweiller.

Nos gatos, essa alteração é menos freqüente que nos cães, e seu surgimento ocorre, na maioria das vezes, secundariamente a inflamações.
O diagnóstico da catarata nos animais é feito por um Veterinário Oftalmologista, após exame minucioso dos olhos.

Não existem colírios ou medicamentos que impeçam o aparecimento ou estabilizem a progressão da catarata. O tratamento consiste na remoção cirúrgica do cristalino opacificado por meio da facectomia extracapsular com a retirada do cristalino inteiro ou fragmentado com o uso da facoemulsificação (mesmo método utilizado na remoção da catarata no homem).

O método da facoemulsificação consiste na introdução, em pequenas incisões no olho, de instrumentos capazes de fragmentar e aspirar o cristalino opaco, o que propicia excelentes resultados pós-cirúrgicos.

A avaliação precoce evita sequelas ou cicatrizes secundárias a inflamações que podem inviabilizar a cirurgia.

Peça ao seu veterinário orientação e encaminhamento para o Veterinário Oftalmologista.

Dra. Cíntia Godoy-Esteves
Médica veterinária oftalmologista