Cuidados com os pets durante o inverno - Hospital Veterinário Santa Inês

Blog Santa Inês

Cuidados com os pets durante o inverno

sta_pets no inverno (1)

O inverno se aproxima e é preciso aumentar os cuidados com os pets nessa época do ano. Nesse período, as doenças respiratórias se apresentam com mais frequência e alguns delas podem evoluir para problemas mais sérios.

Uma patologia bastante comum é a Traqueobronquite infecciosa canina, conhecida como a gripe canina ou “tosse dos canis”, adquirida no contato direto com outros animais infectados.

“A prevenção da gripe canina é feita por meio de uma vacina específica. É muito importante conversar com o seu veterinário e realizá-la”, alerta Mariana Buck, médica-veterinária do Hospital Veterinário Santa Inês.

No caso dos felinos, os espirros podem ser associados ao vírus causador da rinotraqueíte, doença específica dos gatos, e assim como a gripe canina, não transmissível aos humanos, mas que pode trazer desconforto ao animal.

Outra enfermidade bastante frequente nessa época é a temida cinomose. Ela é ocasionada por um vírus muito resistente em ambientes secos e frios, e apresenta sintomas variados, como vômito, diarreia, pneumonia e convulsão, podendo levar o animal ao óbito. Essa doença pode ser evitada com a imunização, com a aplicação da vacina V10.

Além da importância da imunização, Mariana Buck destaca mais uma característica bastante marcante dessa estação, o aumento do gasto calórico: “O organismo dos pets necessita, em média, de 20 a 30% mais de calorias para funcionar no inverno. Então, indicamos aumentar a quantidade de alimento para suprir essa diferença. Porém, temos de ter cuidado para não exagerar e acarretar obesidade”, ressalta.

A higiene é fundamental em qualquer época do ano. O importante é que o pet seja bem assistido. Nos dias mais frios, é recomendado o banho com controle de temperatura da água e do ambiente. Os pet shops, por exemplo, são climatizados.

É importante lembrar também que a pelagem funciona como um isolante térmico para os bichinhos. Assim, as tosas completas deverão ser realizadas nas épocas mais quentes do ano. No inverno, a melhor opção é a tosa higiênica, que evita o acúmulo de sujeira em animais de pelos longos e na região das genitálias.

Os pets muito jovens ou idosos são naturalmente mais sensíveis às mudanças de temperatura, por isso, a atenção nesses casos deve ser redobrada. Os filhotes são mais suscetíveis à hipoglicemia, quando o calor e suporte energético não for adequado, e à pneumonia, quando expostos à temperaturas muito baixas.

Os pets idosos, por sua vez, além das patologias de trato respiratório, podem ter sintomas ortopédicos e articulares agravados, como dificuldade para se levantar e mover (mancar).

Proteja os animais das temperaturas extremas, utilizando objetos que tenham a função de isolamento térmico, como cobertores, travesseiros, caminhas e casinhas.

As roupas também auxiliam a protegê-los do frio, mas atenção especial aos animais de pelo longo, com maior propensão a formar nós na pelagem. Dê preferência às roupas forradas e escove o pet diariamente.

“A roupa deverá estar sempre seca. Quando molhada e em contato com a pele, pode ocasionar problemas, como dermatites, hipotermias e pneumonias”, observa a veterinária.

Campanha do Agasalho Animal

Aproveite a estação para fazer uma boa ação. Sabe aquela roupinha que não serve ou que o pet não usa mais?

O Pet Shop Bem Estar Animal Santa Inês está aceitando doações para encaminhar para uma ONG que cuida de dezenas de cães e gatinhos. Uma ação para esses que já foram abandonados ou sofreram maus-tratos não passem frio neste inverno.

Ao doar a vestimenta, os tutores ganham um desconto especial de 20% na loja Bem Estar Animal Santa Inês, na compra de uma roupa nova para seu pet. A oferta é válida apenas no mês de junho de 2016 e para a primeira compra de uma nova roupa.

Mais informações

Pet Shop Bem Estar Animal Santa Inês

Endereço: Avenida Santa Inês, 1346 – Santana – São Paulo, SP

Tel.: (11 ) 2203-5581/ (11) 2639-5581

 

Hospital Veterinário Santa Inês

Endereço: Avenida Santa Inês, 1357 – Santana – São Paulo, SP

Telefones: (11) 2265-6911 / (11) 2265-6447

www.santainesvet.com.br