Prevenir tártaro ajuda a evitar doenças graves em pets - Hospital Veterinário Santa Inês

Blog Santa Inês

Prevenir tártaro ajuda a evitar doenças graves em pets

sta_-saude-bucal_pet

Ao contrário do que muitos pensam, escovar os dentes de cães e gatos não é um hábito estético para manter o hálito fresco do animal. A manutenção da saúde bucal é essencial para a prevenção de doenças e qualidade de vida do seu pet.

Muito mais do que dentes amarelados e mau hálito, a doença periodontal pode ocasionar problemas graves nos animais de estimação. Um dos mais recorrentes é o tártaro. Trata-se de uma placa que se forma a partir do acúmulo de bactérias na boca dos animais. O tártaro pode causar cáries, que por sua vez podem levar a queda dos dentes de cahorros e gatos.

Com o avanço dessa placa bacteriana, pode haver o contato com algum vaso sanguíneo, o que espalha a área de alcance da bactéria, levando a outras doenças. “As bactérias que se encontram na boca do animal podem alcançar a corrente sanguínea e causar infecções graves, como meningite e infecções respiratórias. Os órgãos mais afetados são coração, rins e fígado, além das articulações”, alerta o diretor clínico do Hospital Veterinário Santa Inês, Eduardo Pacheco.

A alimentação com ração e alguns biscoitos e ossinhos podem minimizar ou retardar o aparecimento do tártaro, mas a escovação dentária diária é uma importante atitude para que o problema tenha menor incidência. Entretanto, a manutenção não deve ser feita com creme dental de uso humano, pois pode causar intoxicações e problemas gástricos. “Existem cremes específicos para a limpeza dos dentes dos animais, que podem ser encontrados facilmente em pet shops”, afirma Pacheco.

Se o problema já está instalado, a solução é o acompanhamento de um veterinário especializado para fazer a retirada das placas. Essa limpeza deve ser feita por um especialista, pois é um procedimento cirúrgico, no qual é utilizada anestesia geral, equipamentos e métodos que demandam conhecimento específico para não piorar o caso.

Em caso de dúvida, consulte um veterinário do Hospital Veterinário Santa Inês.

Hospital Veterinário Santa Inês

Endereço: Avenida Santa Inês, 1357 – Santana

São Paulo, SP

Telefones: (11) 2265-6911 / (11) 2265-6447.