Acupuntura

Acupuntura

Assim como a fitoterapia, a acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. A terapia consiste na inserção de tipos especiais de agulhas de aço inox nos acupontos (pontos de acupuntura) com o objetivo de normatizar as funções orgânicas alteradas de forma reflexa e regulatória. Esses pontos de acupuntura são regiões da pele com grande concentração de terminações nervosas e que após estímulos ocorre acesso direto à medula espinhal e o cérebro, onde estão os centros controladores do organismo. A acupuntura age sobre o sistema nervoso autônomo e sistema endócrino, promovendo a liberação de neurotransmissores (serotonina, opioides endógenos) e seu efeito pode ser imunoestimulante, imunossupressor, analgésico e anti-inflamatório.

A introdução das agulhas é ausente de dor (o que ocorre é um formigamento no local que está sendo estimulado). Diversas técnicas podem ser utilizadas: estimulação elétrica, moxabustão, laser e injeção de medicamentos.

Esse tipo de terapia está indicado como complemento às terapias convencionais, proporcionando analgesia nos quadros de dor aguda e crônica; recuperação motora (reabilitação da locomoção); recuperação de processos pós-cirúrgicos ortopédicos; regulação das funções de órgãos internos e equilíbrio das funções imunológicas.

Lembrando que a acupuntura é indicada em doenças funcionais reversíveis e melhora de alguns sintomas de doenças graves. Dentre as principais alterações, onde o uso é indicado, temos:
• Controle da dor em osteoartroses (degeneração das articulações), incluindo a displasia coxo-femoral
• Controle da dor em doenças de coluna toraco-lombar ou cervical (hérnia de disco, espondilose, traumas, síndrome de Wobbler)
• Disfunção de órgãos (retenção fecal, incontinência urinária, diarreias crônicas)
• Desordens neurológicas (epilepsias, neuropatias periféricas, AVC e cinomose)
• Imunoestimulação em geral. A duração do tratamento dependerá da origem do problema, mas geralmente dura entre 4 e 8 semanas, variando de 1 a 2 sessões semanais, com duração de 20 a 30 minutos cada. Lembramos que não há necessidade de sedação química, pois a acupuntura proporciona um bem-estar no animal ao final da sessão.

O atendimento para esse serviço ocorre mediante agendamento e a duração do tratamento e prognóstico depende da avaliação do médico veterinário acupunturista.

SERVIÇO DISPONÍVEL NA UNIDADE:
Hospital Veterinário Santa Inês | telefone: 2265-6911