Nefrologia

nefrologia-thumb-001 nefrologia-thumb-002 nefrologia-thumb-003

Nefrologia e a Urologia abordam as doenças e alterações relacionadas ao sistema urinário, podendo ser clínicas ou cirúrgicas. Podemos destacar como casos mais comuns na nossa rotina a doença renal crônica, doença renal aguda, cálculos renais, cálculos em ureter, cálculos em bexiga, cálculos em uretra, quadro de cistites, incontinência urinária, alterações anatômicas e as neoplasias de sistema urinário.

É cada vez mais frequente o tratamento de pacientes com doença renal crônica. Sobretudo pela perda de função dos rins, a doença faz com que ocorram o aumento de vezes que o animal urina e também o aumento na quantidade de urina: a poliúria. Essa perda intensa de líquidos obriga o animal a beber muita água, quadro descrito como polidipsia. Quadros de vômitos também podem ser frequentes, hálito muito forte, emagrecimento importante e prostração. Os animais são afetados pela doença renal crônica em qualquer idade e por motivos variados, mas à medida que vão ficando mais velhos. Felinos com mais de 10 anos devem passar por avaliações, pois 50% deles podem ter indícios da doença renal crônica. Ela também é observada em cães, mas em uma menor incidência.

As afecções envolvendo o sistema urinário, diagnosticadas precocemente, apresentam ótimos resultados em seu tratamento, sendo sempre indicada o acompanhamento do médico veterinário especializado em Nefrologia e Urologia.

SERVIÇO DISPONÍVEL NAS UNIDADES:
Hospital Veterinário Santa Inês | telefone: 2265-6911
Hospital Veterinário Jardim São Paulo | telefone: 2985-8606