Microbiologia veterinária - Hospital Veterinário Santa Inês

Microbiologia

microbiologia1A infeccção por agentes bacterianos cada vez mais  resistentes a antibioticoterapia é uma preocupação da ordem de saúde pública. O Hospital Veterinário Santa Inês preocupado e consciente de suas responsabilidades quanto ao seu centro de diagnóstico e exames complementares, conta agora com um serviço destinado ao isolamento e identificação destas “super bactérias”.

O setor de microbiologia possui uma área para realização de culturas e antibiogramas específicos para cada agente determinado. Os métodos para realização de exames de cultura bacteriana e fúngica contam com metodologia de ponta, diagnóstico rápido e específico. O tratamento  deverá ser adequado e determinado pelos antibióticos identificados nos exames realizados especificamente para cada animal.

Os exames realizados  são: cultura bacteriana de secreções em geral, uroculturas, coproculturas, hemoculturas, culturas fúngicas de secreções, cultura de dermatófitos e outros.

microbiologia2A coleta de material destinado ao exame microbiológico requer alguns cuidados específicos quanto a material e tratamento tópicos e sistêmicos. Animais que forem submetidos a estes exames não podem ter sido tratados previamente com antiobióticos e antifúngicos, e no caso de secreções otológicas, agentes ceruminolíticos, por um intervalo de no mínimo 5 a 7 dias. O material adequado para este tipo de coleta deverá ser estéril como é o caso de swabs estéreis com ou sem meio de transporte (Stuart), mantido sob refrigeração até o envio ao laboratório. No caso das uroculturas, o método de eleição para coleta deste exame é a cistocentese para obtenção de um exame livre de contaminação de flora bacteriana de trato urinário inferior. Hemoculturas ou cultura de sangue devem ser solicitados ao laboratório com frasco próprio para coleta.

No caso de culturas para dermatófitos, os cuidados de coleta devem ser semelhantes aos de cultura bacteriana, sendo que estes animais não podem ter recebido tratamento prévio com antifúngicos sistêmicos, tópicos e banhos por um período de no mínimo 7 a 10 dias.

Os exames de cultura bacteriana são realizados em meios específicos para isolamento e identificação de bactérias Gram positivas e Gram negativas (enterobactérias) em um período de 3 a 5 dias. Este período pode sofrer algumas alterações de acordo com a quantidade e o tipo de agente identificado. Os antibiogramas são realizados especificamente para cada bactéria isolada, de acordo com o material enviado ou ainda de acordo com a preferência de cada atendimento clínico.

ESSE SERVIÇO ESTÁ DISPONÍVEL NAS UNIDADES:
Hospital Veterinário Santa Inês | telefone: 2265-6911
Centro Veterinário Jardim São Paulo | telefone: 2985-8606