Hematologia

O serviço direcionado exclusivamente para o tratamento de pacientes com doenças hematológicasonco-hematológicas e na indicação e no monitoramento das transfusões sanguíneas é outro diferencial do Santa Inês. A hematologia estuda o sangue e seus componentes (células, plaquetas e proteínas). Além de avaliar distúrbios que possam ocorrer com os elementos figurados (anemias, leucocitoses, plaquetopenias), avalia possíveis alterações que ocorram devido ao mau funcionamento de outros órgãos.

Por ser o grande sistema de comunicação interorgânica, há uma relação direta entre doenças do sangue afetando os sistemas e doenças dos sistemas se refletindo no sangue. Conhecer essas respostas é o intuito da hematologia. São utilizadas ferramentas de avaliação do sangue, tais como hemograma, determinação de proteínas, mielograma e mais uma série de outros exames para se tentar determinar o que é causa (doença primária) e o que é consequência (reflexo de doenças em outros sistemas) nas alterações sanguíneas.

Doenças primárias do sangue: aplasia/hipoplasia de medula óssea (causam anemias não regenerativas e/ou redução global dos elementos figurados do sangue-pancitopenias); leucemias (podem causar excesso ou falta de determinados elementos na corrente sanguínea); displasias de medula óssea.

Doenças que se refletem no sangue: anemia de doenças crônicas (insuficiências em fígado, rim ou mesmo infecções crônicas podem causar anemias não regenerativas); anemias por mielo toxicidade (quimioterapias, intoxicações).

Hospital Veterinário Santa Inês, com o intuito de manter a excelência no atendimento clínico, incluiu a hematologia como mais uma especialidade. O serviço conta com atendimento especializado e oferta de exames mais direcionados a alterações sanguíneas.

SERVIÇO DISPONÍVEL NAS UNIDADES:
Hospital Veterinário Santa Inês | telefone: 2265-6911
Hospital Veterinário Jardim São Paulo | telefone: 2985-8606