Tomografia veterinária - Hospital Veterinário Santa Inês

Tomografia veterinária

tomografia-thumb-001 tomografia-thumb-002

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA MULTISLICE

Um dos exames mais modernos e precisos da medicina veterinária, a tomografia computadorizada multislice capta imagens e gera resultados em curto espaço de tempo, com alta definição e qualidade 3D.

tomografia-thumb-003 tomografia-thumb-005

O exame é realizado por um aparelho de raios X, que gira ao redor do paciente enquanto faz radiografias transversais de seu corpo.  Essas radiografias são então convertidas por um computador para os chamados “cortes” tomográficos. Isso quer dizer que o sistema constrói imagens internas das estruturas e dos órgãos do corpo do paciente, retratando-os com precisão. A definição é tão eficiente que permite detectar precocemente pequenas alterações nos tecidos.

Os procedimentos duram de 5 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada, mas as exposições aos raios X são feitas por apenas alguns segundos e a sedação é de ultracurta duração – o que torna o procedimento ainda mais seguro.

tomografia-thumb-006 tomografia-thumb-007

 

Informações gerais e orientações prévias sobre o exame de Tomografia Computadorizada (T.C.):

A T. C. utiliza um aparelho de raio-X que gira ao redor do paciente, fazendo radiografias transversais de seu corpo. Estas radiografias são convertidas por um computador nos chamados “cortes” tomográficos. A partir destas imagens adquiridas o computador constrói imagens internas das estruturas e dos órgãos do corpo através de cortes transversais. Desta forma, com o exame de T.C. o interior do corpo pode ser retratado com precisão para posteriormente ser avaliado.

Anestesia

Durante o exame o animal deve ficar deitado na mesa do aparelho de tomografia e sem se movimentar, devido a isto necessita-se de anestesia.

Contraste

Na grande maioria dos exames de T.C. pode se fazer necessário o uso de meio de contraste para demonstrar certas estruturas. Em certos casos, extremamente raros, poderão ocorrer alergias.

Critérios básicos para realização do exame de Tomografia Computadorizada:

a) Este exame somente será realizado com requisição preenchida e assinada pelo médico veterinário solicitante (Clique aqui para imprimir o formulário de requisição).

b) Preencher e assinar o termo de autorização (Clique aqui para imprimir o Termo de Autorização)

c) O animal deve possuir exames laboratoriais recentes (máximo de 30 dias) previamente ao exame de tomografia computadorizada.

Os exames solicitados são:

– hemograma, uréia, creatinina, ALT, FA, albumina.

Observação: Se o animal possuir alguma doença cardíaca realizar também ecocardiograma e eletrocardiograma.

Todos os exames descritos acima e eventuais exames de imagem (raio-x, ultrasom e etc) que o paciente possuir deverão ser entregues ao anestesista e radiologista antes do início da tomografia.

d) Solicita-se jejum total (água e comida) previamente ao exame de tomografia computadorizada. Realizar o jejum conforme a tabela abaixo:

– Cães e gatos de 0 até 10 kg jejum completo de 8 horas.

– Cães entre 10 – 40 kg jejum completo de 10 horas.

– Cães acima de 40 kg jejum completo de 12 horas.

e) É necessário realizar agendamento prévio pelo telefone 11-2265-6911

Cuidados após o exame de tomografia computadorizada

– Pacientes com os exames laboratoriais normais e que não tiverem intercorrências durante o exame de T.C. ficarão em observação até liberação pelo anestesista. Solicita-se repouso no restante do dia e alimentação leve.

– Pacientes com alterações significativas dos exames laboratoriais e ou estejam em condição clínica grave e ou tenham intercorrências durante o procedimento e ou realizado citologia aspirativa e ou biópsia guiada recomenda-se internação para observação e terapia de suporte após o exame de Tomografia Computadorizada. A internação deverá ser autorizada pelo proprietário e veterinário responsável.

– Caso o médico veterinário julgue necessário poderá solicitar relatório das condutas terapêuticas instituídas, e receberá este dentro de 24 até 48 horas.

 

ATLAS  TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

tomo-001

A tomografia computadorizada revolucionou a medicina, tornando-se ferramenta fundamental no diagnóstico e prognóstico das mais diversas doenças.

Todos os casos aqui reportados são de pacientes  que passaram pelo nosso serviço.

 

ABDÔMEN 

Detecção de ruptura de ureter, pesquisa de massa ou nódulos tumorais, estabelecimento de planejamento cirúrgico detalhado.

abdomen-001 abdomen-002
Ruptura de ureter Cisto Hepático

 

COLETA

Orientação para realização de biopsias de órgãos abdominais e torácicos.

abdomen-001

COLUNA VERTEBRAL

Detecção de discopatias, neoplasias, espodilomielopatia cervical, discoespondilites, fraturas vertebrais, luxações e no planejamento cirúrgico.

coluna-001 coluna-002 coluna-003 coluna-004
Discopatia Cervical Discopatia Lombar Discopatia Torácica

 

coluna-005 coluna-006
Reconstrução Tridimensional Fratura e Luxação L6-7 Luxação Vertebras Lombares

 

CRÂNIO 

Pesquisa de alterações na regiões retro bulbares, seios nasais, parênquima cerebral, fraturas e condutos auditivos.

 

1 2 3  4  5
 6 7  8  9 10

 

MÚSCULO ESQUELÉTICO 

Avaliação de traumas pélvicos, avaliação de partes moles e processos articulares visando a pesquisa de osteocondrites, fragmentações e neoplasias, planejamento cirúrgico para osteotomias corretivas entre outras.

1 2 3
 4 5

 

NEOPLASIAS

Ferramenta útil na detecção precoce dos mais diversos tumores e no planejamento cirúrgico.

 1  2 3
 4  5  6
 7  8  9

 

TÓRAX 

Pesquisa de alterações em mediastino, nódulos em parênquima pulmonar, realização de biópsias guiadas, entre outras.

 

 1  2 3

ESSE SERVIÇO ESTÁ DISPONÍVEL NA UNIDADE:
Hospital Veterinário Santa Inês | telefone: 2265-6911